Os prêmios Globo de Ouro, em sua categoria de televisão, são uma das principais premiações do ramo audiovisual. Em 2017, as séries tiveram um grande destaque nas indicações, sendo que algumas produções inevitavelmente se destacaram mais que outras pelos seus roteiros, atores, ou temáticas. Confira abaixo as principais apostas para as categorias de séries dramáticas e de comédia, segundo a opinião de especialistas.

Melhor Série Dramática

Na categoria de melhor série dramática, as mais cotadas são: The Crown, Stranger Things, This Is Us, Westworld e Game of Thrones. The Crown é uma produção original da Netflix, que conta a história da Rainha Elizabeth II. Stranger Things, também da Netflix, se passa nos anos 80 e tem um mistério sobrenatural por trás de sua trama. This Is Us, da ABC, é um drama familiar sobre a vida de três irmãos e suas relações. Já Westworld, da HBO, é uma série de ficção científica com temáticas de inteligência artificial e parques de diversões automatizados. E por fim, Game of Thrones, que dispensa apresentações, é a série que mais prêmios já ganhou nesta categoria nos últimos anos. Com tantas boas produções na disputa, a favorita é The Crown, por ser uma série que reúne elementos de drama britânico e política.

Melhor Série de Comédia

As séries de comédia indicadas são Atlanta, Black-ish, Mozart in the Jungle, Transparent e Veep. Atlanta é uma produção da FX que se passa na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos. Black-ish, da ABC, tem um elenco majoritariamente negro e é sobre a vida em família. Mozart in the Jungle é uma comédia dramática que se passa no mundo da música clássica. Transparent, da Amazon, conta a história de uma família que precisa lidar com a transição de gênero de seu patriarca. E finalmente Veep, da HBO, é uma comédia política sobre uma vice-presidente que se torna presidente dos Estados Unidos. Neste caso, a aposta certeira é Veep, por ser uma das comédias mais comentadas e elogiadas dos últimos tempos, além de já ter vencido o Globo de Ouro em outras edições.

Melhor Ator em Série Dramática

Os atores que concorrem nesta categoria são Rami Malek (Mr. Robot), Bob Odenkirk (Better Call Saul), Matthew Rhys (The Americans), Liev Schreiber (Ray Donovan) e Billy Bob Thornton (Goliath). A interpretação de Thornton em Goliath é uma das que mais se destacou, mas acredita-se que Rhys, por seu trabalho em The Americans, seja o favorito.

Melhor Atriz em Série Dramática

As indicadas a melhor atriz em série dramática são Caitriona Balfe (Outlander), Claire Foy (The Crown), Keri Russell (The Americans), Winona Ryder (Stranger Things) e Evan Rachel Wood (Westworld). Claire Foy, por sua interpretação da Rainha Elizabeth II, é a mais cotada para vencer esta categoria.

Melhor Ator em Série de Comédia

Os indicados são Anthony Anderson (Black-ish), Gael García Bernal (Mozart in the Jungle), Donald Glover (Atlanta), Nick Nolte (Graves) e Jeffrey Tambor (Transparent). Glover tem grandes chances de vencer graças ao seu talento em Atlanta.

Melhor Atriz em Série de Comédia

As indicadas são Rachel Bloom (Crazy Ex-Girlfriend), Julia Louis-Dreyfus (Veep), Sarah Jessica Parker (Divorce), Issa Rae (Insecure) e Tracee Ellis Ross (Black-ish). Julia Louis-Dreyfus é a favorita, por sua excelente atuação como a presidente Selina Meyer em Veep.

Em resumo, a premiação do Globo de Ouro 2017 de Séries promete ser bastante disputada, uma vez que algumas das categorias contam com produções de excelente qualidade. No entanto, é sempre importante lembrar que a escolha dos vencedores é subjetiva e pode variar de acordo com os jurados. Resta saber, então, quem serão os grandes destaques da noite.